Nagasaki
Nagasaki é um cidade e uma municipalidade (ken) localizada junto à foz do Rio Urakami, na Ilha de Kyushu, sul do Japão. A Cidade foi destruída por uma bomba atômica, em 9 de julho de 1945, três dias após o lançamento da primeira bomba em Hiroshima.
É a cidade japonesa de maior tradição católica. Aqui, missionários portugueses fundaram uma igreja, em 1569, e muitos japoneses foram convertidos à nova religião. Em 1597, o Cristianismo foi proibido no Japão e houve resistências. Como castigo, 26 cristãos foram crucificados em Nagasaki. Eram seis missionários franciscanos e 20 cristãos japoneses. Esses mártires foram canonizados pelo Vaticano, em 1862. Em 1864, foi erguida a Igreja de Oura, em estilo gótico, em homenagem aos cristãos crucificados.
Em 1639, os portugueses e outros estrangeiros foram expulsos do País. Mas o Cristianismo criou raízes e continuou em Nagasaki através da fraternidade dos cristãos escondidos (Kakure Kirishitan). De 1639 a 1859, Nagasaki era o único porto japonês a negociar com estrangeiros.
Nos anos 1860, a Igreja Católica Romana retornou a Nagasaki e a fraternidade Kakure Kirishitan já contava com cerca de 20 mil adeptos.
No início do século 20, Nagasaki era um grande estaleiro, o que levou à sua escolha como um dos alvos da bomba atômica. Cerca de 40 mil pessoas morreram devido à explosão e muitos milhares morreram posteriormente pelos efeitos da radiação.
A Cidade foi reconstruída e tornou-se um grande centro industrial. A população da cidade é de 443 mil habitantes (2010).
Templo de Sōfuku-ji, em Nagasaki, fundado por monges budistas chineses (1629). Exemplo de arquitetura chinesa da dinastia Ming. É um dos tesouros nacionais do Japão.
O Brasil representado no Parque da Paz em Nagasaki.
Acima, Hamano-Machi, em Nagasaki nos primeiros anos do século 20.
◄ Japão
Copyright © Guia Geográfico - Ásia Turismo |
Ruínas da Catedral de Urakami, após a explosão da bomba atômica. Foi construída por católicos no final do século 19.
As ruínas foram derrubadas, em 1958, e a Igreja foi reconstruída em 1980. Era a maior igreja cristã da Ásia, na época.
Vista parcial de Nagasaki
Gus
Highland