Região do Cáucaso

 

Caucaso

 

A região do Cáucaso situa-se na fronteira da Ásia com a Europa. Tem uma área de cerca de 440 km², predominantemente montanhosa. Estende-se desde as margens do Mar Negro até as margens do Mar Cáspio. As montanhas do Cáucaso criam uma barreira natural para o transporte terrestre entre os dois continentes. Essas montanhas são geologicamente jovens e instáveis, com terremotos frequentes, e normalmente excedem 4000 m acima do nível do mar. O Cáucaso possui duas cadeias de montanha: O Grande Cáucaso, ao norte, e o Pequeno Cáucaso, ao sul. O Monte Elbrus, com 5642 m, no lado da Rússia, é o mais alto da Europa e o quinto maior do mundo.

O nome Cáucaso tem origem grega, em cuja mitologia o titã Prometeu foi martirizado, nessas montanhas, por ter trazido o fogo para os mortais.

Historicamente, a região tem sido um campo de batalha de diferentes etnias e religiões. O Cristianismo chegou aqui no primeiro século da Era Cristã. A região abriga vários mosteiros cristãos antigos.

As planícies ao norte do Cáucaso pertencem à Rússia, lado europeu. Nas montanhas e vales ao sul estão as repúblicas da Geórgia, Armênia e Azerbaijão, na Ásia, além de parte do Irã e parte da Turquia, onde fica o Monte Ararat, o ponto culminante do Pequeno Cáucaso.

 

 

Caucaso Russia

 

Georgia

 

Ásia

 

Asia

 

Montanhas Caucaso

 

Azerbaijão

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Turismo, Região do Cáucaso. Geografia asiática.

 

Kajaran

 

Cidade de Kajaran, a cerca de 2000 metros de altitude, no sul da Armênia (foto Alexey Averiyanov).

 

Vista de uma parte ocidental do Grande Cáucaso, perto do Monte Dombai-Ulgen (4.046 m), na fronteira entre a Rússia e a Geórgia (foto B. Loginov e A. Markelov, © RIA Novosti).

 

O Mounte Elbrus (maio de 2008), com 5.462 metros de altitude, no sul da Rússia, perto da fronteira com a Geórgia. É o ponto mais alto do Cáucaso e da Europa. Possui um segundo pico, com 5.595 m. Trata-se de um vulcão extinto, formado há cerca de 2,5 milhões de anos, mas gases sulfurosos ainda são expelidos nas encostas orientais. Sua área total é de 138 km² e abriga 22 geleiras. O Elbrus é muito procurado por alpinistas.

 

 

Mar Negro

 

Monte Ararat

 

Armenia cidade

 

Região do Cáucaso

 

Mapa Caucaso

 

 

 

Fonte (editada): USGS/Coastal and Marine Geology Program.

 

 

 

 

 

JukoFF