Dados e Geografia

 

O Japão é um país insular, no extremo oriente da Ásia, banhado pelo Oceano Pacífico. Seu território abrange quatro grandes ilhas: Honshu (a maior), Hokkaido, Kyushu, e Shikoku, além de muitas ilhas pequenas. A área total do território japonês é de cerca de 378 mil km², um pouco maior do que a do Estado do Mato Grosso do Sul.

O Japão é uma terra de muitos vulcões e muitos terremotos, seu relevo é bastante irregular, com muitas montanhas com mais de 3 mil metros de altura. O ponto mais alto é o Monte Fuji, com 3.776 m de altitude. O litoral do Japão é bastante entrecortado, com muitas praias e enseadas.

As estações no Japão são bem definidas. O clima varia bastante no território, do subártico, na Ilha de Hokkaido, ao subtropical, na Província de Okinawa, ao sul.

O Japão é uma monarquia parlamentar, possui 127 milhões de habitantes (2015). O budismo e o xintoísmo são as religiões com mais seguidores.

O País é dividido em 47 municipalidades (kens): Aichi, Akita, Aomori, Chiba, Ehime, Fukui, Fukuoka, Fukushima, Gifu, Gunma, Hiroshima, Hokkaido, Hyogo, Ibaraki, Ishikawa, Iwate, Kagawa, Kagoshima, Kanagawa, Kochi, Kumamoto, Kyoto, Mie, Miyagi, Miyazaki, Nagano, Nagasaki, Nara, Niigata, Oita, Okayama, Okinawa, Osaka, Saga, Saitama, Shiga, Shimane, Shizuoka, Tochigi, Tokushima, Tókyo, Tottori, Toyama, Wakayama, Yamagata, Yamaguchi e Yamanashi.

Os maiores portos são: Chiba, Kawasaki, Kobe, Mizushima, Moji, Nagoya, Osaka, Tokyo, Tomakomai, Yokohama.

A língua nacional é o japonês, mas o inglês é dominado por boa parte da população. O Japão também é um dos seis países que são observadores associados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, devido ao grande número de descendentes de imigrantes japoneses no Brasil. Além disso, no século 16, muitos missionários católicos portugueses estiveram no Japão, fundaram igrejas, conventos e um seminário.

A moeda é o yen e a capital é Tókyo.

 

Monte Fuji

 

O Monte Fuji visto do espaço, na divisa das províncias de Yamanashi e Shizuoka, Ilha de Honshu, em maio de 2001 (NASA). É o ponto mais alto do Japão.

 

Japão

 

Mapas Japão

 

Energia

 

Mapa Politico Japão

 

Orla de Yokohama, a segunda maior cidade do Japão, com 3,7 milhões de habitantes (2010).

 

Usina Nuclear de Fukushima, antes do acidente de 11 de março de 2011, provocado por um terremoto e subsequente tsunami. Houve o derretimento de três dos seis reatores nucleares. Foi o mais sério acidente nuclear do Planeta depois de Chernobyl, em 1986.

 

Budismo

 

 

Historia Japão

 

Yokohama Japao

 

Hong Kong

 

Osaka Japão

 

Copyright © Guia Geográfico - Ásia Turismo. informações sobre os países orientais. Nippon Ginko.

 

Busca Temática

 

Turismo Japão

 

Mapas

 

 

 

 

Japão turismo

 

 

 

 

Dados e Geografia

 

 

 

Kei / Wikipédia

 

Alberto C. Casado