Palestina
A Palestina é atualmente um estado reconhecido por algumas nações e instituições internacionais. Desde 2012, participa das Nações Unidas como estado observador, mas ainda não foi aceito como membro.
A região relativa aos atuais territórios da Palestina e Israel teve seu apogeu nos tempos bíblicos dos reinos de David (c. 970 aC) e Salomão (c. 930 aC). Mas os judeus foram expulsos, pelos romanos, no ano 70 do primeiro século da Era Cristã. Os judeus espalharam-se pelo mundo de então e outros povos semitas ocuparam seu território. Nos séculos seguintes, os judeus continuaram unidos pela religião, mas sem um país próprio, embora algumas famílias permanecessem na antiga Judeia.
Com a queda do Império Romano, a Palestina foi dominada pelos árabes. Do século 16 até 1917, fazia parte do Império Otomano.
Após 1917, as potências vencedoras da Primeira Guerra Mundial entregaram a Palestina para a administração do Reino Unido. Com o domínio britânico, muitas famílias judias emigraram para a Palestina. Após o Holocausto da Segunda Guerra Mundial, muitos judeus sobreviventes buscaram desesperadamente formar uma nação própria. Desde o final do século 19, o Movimento Sionista tentava formar um estado judaico na Palestina.
Em 1947, uma sessão da ONU, presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha, aprovou a criação de dois estados na Palestina: um judeu e outro árabe. Entretanto, os árabes rejeitaram o acordo, resultando nos conflitos que acontecem até hoje.
Atualmente, a área atribuída à Palestina são os territórios da Cisjordânia (West Bank) e da Faixa de Gaza (Gaza Strip). Veja mapa abaixo, com a evolução histórica do território.
Jerusalém oriental vista do Monte das Oliveiras. Atualmente é uma área ocupada por Israel, mas considerada parte da Cisjordânia (Palestina).
Copyright © Guia Geográfico - Ásia Turismo |
Mapa da CIA, editado.
Palestina