A República do Yêmen é um país árabe da Península Arábica, banhado pelo Mar Vermelho e pelo Golfo de Aden. Seu território inclui o arquipélago de Socotra. São 27 milhões de habitantes (2016). A capital é Saná.
Essa antiga terra da civilização árabe abrigou, na Antiguidade, o Reino de Sabá, referido na Bíblia. Foi governada por sacerdotes muçulmanos, na Idade Média. A partir do século 16, o Yêmen foi dominado pelos turcos. No início daquele século, os portugueses conquistaram a ilha de Socotra, abandonada poucos anos depois. Em 1839, os britânicos dominaram o porto de Aden. A parte norte do Yêmen tornou-se independente dos turcos, em 1918, enquanto a parte sul continuou sob domínio britânico, que se retirou, em 1967, resultando na formação do Yêmen do Sul. Em 1990, o Yêmen foi unificado.
Nota: Prefere-se aqui a forma Yêmen. O "Y" é adotado, para o nome desse país, na grande maioria das línguas que usam o alfabeto latino. Algumas usam "J", raras usam "I". Yemen (sem acento) era a forma tradicional na língua portuguesa até as reformas dos anos 1940, mas tais reformas não exigiram a mudança para "I", nesse caso. O Yêmen usa oficialmente o alfabeto árabe.
◄ Ásia
Cena urbana da parte histórica de Saná, capital do Yêmen, patrimônio da humanidade na lista da Unesco.
Avenida principal do Distrito de Mualla, em Aden, em 1966, durante o domínio britânico.
Copyright © Guia Geográfico - Ásia Turismo |
Ponte de pedra de Shaharah, construída no século 17.
Praia de Qlinsia, na costa oeste da ilha de Socotra.
Francesco Bandarin / Unesco