Na Idade Média, as ilhas da atual Filipinas eram habitadas por povos de vários grupos linguísticos, sem um governo unificado.
Em 1521, o navegador português Fernão de Magalhães, a serviço da Espanha, desembarcou na ilha de Cebu e faleceu na ilha de Mactan, em um ataque de nativos. Os portugueses protestaram, alegando ser área portuguesa, o que levou a uma revisão do Tratado de Tordesilhas, em 1529.
Em 1565, os espanhóis fundaram um povoado na Ilha de Cebu e, em 1571, fundaram Manila, atual capital. O nome do País é uma homenagem ao Rei Felipe II, que, em 1580, tornou-se também Rei de Portugal, unificando as coroas.
Em 1898, após uma guerra com os EUA, a Espanha cedeu as Filipinas. Em 1942, os japoneses invadiram essas ilhas. Em 1946, foi proclamada a República das Filipinas.
A população do País é de 103 milhões de habitantes (2016).
◄ Ásia
Copyright © Guia Geográfico - Ásia Turismo |
Erupção do vulcão Pinatubo, em 1991, na ilha de Luzon. Essa foi a segunda maior erupção terrestre do século 20, depois da erupção do Novarupta, no Alaska, em 1912.
Colinas de Chocolate, em Bohol. São cerca de 1300 interessantes formações geológicas espalhadas por uma área em torno de 50 km². Na estação seca, a grama torna-se marrom, dando o nome do local.
Praia em Palawan, um dos populares destinos turísticos das Filipinas.
Acima, as cascatas Maria Cristina, em Mindanao.
Vista parcial de Manila, capital das Filipinas.
Pquiampang
Patrick Roque
USGS