A República de Singapura é um país insular do Sudeste da Ásia. É uma cidade-estado, com área total de 718,3 km². São 5,6 milhões de habitantes (2016).

No século 14, Singapura era conhecida por Tumasik e fazia parte do Império de Majapahit, de Java. Por volta de 1400, Paramesvara, Governador de Tumasik, fugiu de um ataque de forças javanesas e estabeleceu-se em Malaca. Em 1511, os portugueses conquistaram Malaca e o sultão fugiu para o sul da Península Malaia, fundando, em 1528, o Sultanato de Johor (referido como Gior pelos antigos portugueses), envolvendo Singapura.

Em meados do século 16, o espanhol São Francisco Xavier estava na Península Malaia, em missão católica portuguesa. Na segunda metade do século 16, João de Barros (1496-1750) descreveu Singapura como um porto movimentado (Décadas da Ásia). No início do século 17, os holandeses buscavam o controle do estratégico Estreito de Singapura. Em 1603, os holandeses capturaram, em Singapura, a nau portuguesa Santa Catarina do Monte Sinai. Em represália, os portugueses queimaram a cidade, em 1613.

Os britânicos chegaram, em 1819, e passaram a governar Singapura, em 1826. Os japoneses dominaram a Ilha na Segunda Guerra Mundial, mas foi recuperada pelos britânicos. Em 1963, Singapura uniu-se à Federação da Malásia, independente desde 1957. Em 1965, Singapura conquistou sua própria independência. Hoje, é um dos mais importantes centros financeiros no mundo. Em 2018, foi considerada a mais cara cidade do mundo, por cinco anos consecutivos, pela revista The Economist.

Nota: A grafia Cingapura (com "C") tem sido também usada, em português, desde o século 16 (como Cincapura), mas a grafia com "S" é a mais tradicional e a adotada por praticamente todos os países que usam o alfabeto latino. Por exemplo, em seu mapa histórico, Discripsão chorographica dos Estreitos de Sincapura e Sabbam. Ano. 1604., o cosmógrafo português Godinho de Erédia registrou "Sincapura", como um ilha pela primeira vez, com base em sua expedição de 1601. O mesmo nome Sincapura foi usado por Manoel Pimentel, em sua Arte de Navegar, publicada em 1762.

Singapura

 

 

 

Ásia

 

Mapa

 

Centro financeiro (Business District) de Singapura, cerca de 2005.

 

Malasia

 

Templo

 

Templo budista no Distrito de Chinatown, em Singapura.

 

Copyright © Guia Geográfico - Asia Turismo. roteiro de viagem asiático.

 

Mapa interativo

 

Outra vista do Centro financeiro.

 

Centro financeiro

 

Cingapura

 

Bandeira