A Malásia é um país do Sudeste da Ásia, situado logo acima do equador. Possui duas partes principais: uma na Península da Malásia e outra na Ilha de Bornéu, que divide com a Indonésia e Brunei.
A Malásia é habitada pelo Homo sapiens há cerca de 40 mil anos ou mais. Pequenos reinos existiram na região, nos primeiros séculos da Era Cristã, que tinham influência cultural e comercial da Índia. Chegaram, assim, o Budismo e o Hinduísmo na Malásia. O islamismo chegou por volta do século 13.
No século 15, Malaca já era um grande porto comercial e tornou-se, nas décadas seguintes, o maior centro comercial do Sudeste da Ásia. Em 1511, Malaca foi conquistada pelos portugueses.
Posteriormente, chegaram os holandeses (século 17) e ingleses (século 18). A independência da Malásia foi conquistada em 1957. Um acordo entre a Federação Malaia e a Grã-Bretanha fez incluir no País, em 1963, Singapura, Sabah e Sarawak. Singapura deixou a Federação, em 1965.
A Malásia é atualmente um dos países da Comunidade Britânica, que têm como chefe de estado o mesmo monarca do Reino Unido. São mais de 30 milhões de habitantes (2015). A capital é Kuala Lumpur. A Suprema Corte e a sede do Primeiro Ministro ficam em Putrajaya, no Território Federal, a 25 km de Kuala Lumpur.
◄ Ásia
Kuala Lumpur, capital da Malásia.
Copyright © Guia Geográfico - Ásia Turismo |
Complexo financeiro de Lebuan, Distrito Federal.
Cavernas de Batu, um santuário histórico do Hinduísmo, em Selangor.
Putrajaya, que abriga alguns órgãos do Governo da Malásia.
Mesquita Putra
Patrice
CEphoto, Uwe Aranas
Daniel Bertholdl
Naim fadil