Budismo
Há cerca de 2.500 anos, Siddhartha Gautama, um príncipe indiano, do reino de Kosala, hoje no Nepal, deixou o palácio em que vivia para buscar o significado da existência e do sofrimento humano. Segundo a tradição budista, Siddharha tornou-se iluminado após alguns anos jejuando e meditando. Nos anos seguintes, ele percorreu o norte da Índia pregando seus ensinamentos.
A profundidade de sua doutrina tornou-o conhecido como o Buda, termo em sânscrito que pode ser traduzido como "o iluminado" ou "despertado". O termo buda, entretanto, era usado por vários grupos religiosos da Índia antiga, referindo-se também a outros mestres considerados iluminados. Alguns ramos budistas ainda pregam que existiram outros budas no passado e existirão outros no futuro.
Estima-se que o Budismo possua cerca de 400 milhões de adeptos em todo o mundo. É uma das maiores religiões ou sistemas filosóficos do leste e sul da Ásia.
O Templo de Potala e bandeiras de oração em Lhasa, Tibet. Budistas tibetanos têm colocado essas bandeiras do lado de fora de suas casas e templos, por séculos, para que o vento carregue suas vibrações benéficas para os campos. São também um símbolo de paz e bem-estar.
Mais: Hinduísmo ►
O Daibutsu, o Grande Buda, em Kamakura, Japão. Uma estátua gigante de bronze com 13,3 metros de altura no templo de Kotokuin, instalada em 1252. Originalmente era coberta por uma camada de ouro e ficava no interior de um grande templo budista, destruído por um tsunami em 1498. Atualmente um grande tesouro nacional do Japão.
Budismo Tibetano
O budismo tibetano surgiu no século 8, incorporando influências hinduístas e xaministas. O Dalai Lama, o chefe espiritual, é considerado um "bodhisattva", termo em sânscrito que pode ser entendido como "aquele que busca ser iluminado" ou a tornar-se um buda. No século 14 desenvolveu-se a crença de que o Dalai Lama seguiria reencarnado no seu sucessor.
Até 1959, o Dalai Lama era também o governante do Tibet. Neste ano, o 14º Dalai Lama exilou-se na Índia, em Dharmsala, durante uma fracassada revolta contra os chineses comunistas. Em 1989, ele recebeu o prêmio Nobel da Paz.
Entrada e o guardião do templo do Buda de Esmeralda, Wat Phra Kaew, em Bangkok. Um dos mais bem guardados tesouros da Tailândia.
Copyright © Guia Geográfico Ásia. |
Budismo