Beijing

 

Mapa BeijingBeijing ou Pequim é o centro político e cultural da China. É a capital da República e diretamente administrada pelo governo central chinês. Possui mais de 19 milhões de habitantes (2018).

A região onde hoje situa-se Beijing é habitada desde tempos muito remotos e assumiu vários nomes. Séculos aC, era a capital do antigo estado de Yan, com o nome de Ji. No século 10, era uma capital secundária da dinastia Liao, com o nome de Yanjing. Em 1260 Kublai Khan expandiu as fronteiras da cidade e tornou-a sede de seu reino, com o nome de Dadu. Entre 1115 e 1911 serviu como capital de sucessivas dinastias, transformando-se em um armazém da cultura chinesa.

Em 1949, o regime comunista mudou o nome da cidade de Beiping para o atual Beijing, nome que já havia sido da cidade no século 15. Em português, a Cidade é historicamente conhecida como Pequim. No século 16, o explorador português Fernão Mendes Pinto citou: “cidade que nós chamamos Paquim, a quem os seus naturais chamam Pequim”.

Em 2008, transformou-se na capital do esporte mundial durante os Jogos Olímpicos. As obras para abrigar o evento deram um impulso adicional ao desenvolvimento da cidade.

Beijing situa-se entre as cadeias de montanhas Taihang e Yanshan, com planícies a sudeste. O clima é quente e chuvoso, no verão (26°C em média), e frio e seco, no inverno (4°C em média).

 

Portal da Cidade Proibida, que abriga o antigo Palácio Imperial. Hoje é o Museu do Palácio de Beijing, um exuberante complexo arquitetônico.

 

China

 

 

 

 

Arco Imperial do Paraíso e a Abóbada do Céu, ao fundo, onde se guarda placas com inscrições para os deuses, no complexo de Tian Tan.

 

China turismo

 

Estádio Nacional em Beijing, construído para os Jogos Olímpicos de 2008. Arquitetura ousada e complexa, lembrando um ninho de pássaro. Projeto dos arquitetos suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron.

 

 

 

Templo do Ceu

 

Shanghai

 

 

Palacio Imperial

 

Portal do Palácio Imperial na Praça da Paz Celestial (Tian'anmen), no centro de Beijing. Praça da Paz Celestial tem 440 mil m², uma das maiores praças do mundo. Local onde se realizam muitas cerimônias oficiais do governo. Onde Mao (ainda com sua foto no Portal) proclamou a fundação da Nova China, em 1949. Em 1989, houve aqui um grande protesto por mais liberdade e muitos jovens foram massacrados pelo exército chinês.

 

Templos China

 

Muralhas China

 

Qinian Dian, sala de orações do Templo do Céu, construído entre 1417 e 1420, durante a dinastia Ming. Aqui realizavam-se as cerimônias para reverenciar o Céu e pedir boas colheitas.

 

 

À esquerda, torre de TV de Beijing (CCTV - China Central Television), construída em 1992. Deck de observação a 238m e altura total, com antena, de 405m. Embaixo, a nova sede da TV estatal, com 234m de altura e 49 andares, com inauguração prevista para 2009. O canal CCTV-9 Internacional é transmitido em inglês.

 

 

Beijing

 

 

 

 

 

 

 

National Stadium

 

TV Beijing

 

Torre Beijing

 

Praça Paz Celestial

 

Arco Imperial

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Ásia Turismo