Xi'an
Xi'an (ou Sian) é uma das cidades mais antigas do país e de grande importância histórica para a China. Desde o século 11 aC, foi a capital de 13 dinastias e o ponto de partida para a rota da seda, antigo trajeto comercial que ligava a China ao Mediterrâneo.
Xi'an é a capital da província de Shaanxi. Centro histórico e cultural do rico vale do rio Wei. A cidade abriga a antiga universidade de Xi’an Jiaotong, fundada em 1896. Localiza-se no norte da China em uma grande planície delimitada por montanhas ao sul. A população é de três milhões de habitantes.
Atualmente, turistas visitam a cidade principalmente para ver a tumba imperial de Qin Shihuang, o primeiro imperador chinês, e seu exército de 6 mil soldados de terracota. Outras atrações importantes são a muralha da cidade, a Torre do Sino e o Pagode do Ganso Selvagem.
Guerreiros de Terracota de Xi'an.
◄ China
Os Guerreiros de Terracota
Escavações arqueológicas iniciadas em 1974 expuseram os guerreiros de terracota do primeiro imperador chinês, Qin Shihuang (259 aC - 210 aC). Nunca haviam sido mencionados nos registros históricos conhecidos até que fazendeiros chineses perfuraram um poço no local.
Localizam-se a 1,5km do mausoléu do imperador e simbolizam a força de defesa principal da cidade, antes da sua morte. Até o momento foram encontrados mais de 2.000 guerreiros e cavalos. Estão em exposição no Museu Provincial de Shaanxi.
Pagode do Grande Ganso Selvagem (Dayan Ta)erguido em 652, em memória da imperatriz Wende, mãe do imperador Gaozong, dinastia Tang. Possui 64 metros de altura e fica no complexo do templo de Da Ci'en.
Muralha da cidade de Xi'an, construída durante a dinastia Ming com 12 metros de altura e 13,7km de comprimento (foto: Maros, Wikipedia).
Centro de Xi'an com a Torre do Sino, ao fundo.
Xi'an
Torre do Sino, um marco central da cidade. Fica no ponto em que quatro grandes avenidas de Xi'an se cruzam. Construída em madeira, com 36 metros de altura, em 1384 pelo imperador Zhu Yuanzhang, com o objetivo de avisar possíveis ataques inimigos (foto: Siggi, Wikipedia).
Copyright © Guia Geográfico China |