Imagens da Ásia
A região árida dos Montes Hijaz e Deserto Nafud, na Arábia Saudita. Uma estreita e inóspita planície costeira separa os Montes Hijaz do Mar Vermelho. A Leste de Hijaz estão as areias douradas do Deserto Nafud, conhecidas pelos violentos ventos que formam grandes dunas (centro-norte da foto). Chuvas ocorrem apenas uma ou duas vezes por ano na região. Ao sul (embaixo na foto), áreas formadas por lava escurecida de antigos vulcões. Próximo do horizonte vê-se a Península do Sinai (NASA, junho 1991).
Mar Mediterrâneo
Erupção do vulcão Klyuchevskaya, na península siberiana Kamchatka, Rússia, em outubro de 1994. O Klyuchevskaya, com 4750 metros de altura, é o vulcão mais ativo da península Kamchatka, uma região com vários vulcões. Esta foto da NASA foi feita dois dias após a maior erupção.
Copyright © Guia Geográfico - Ásia Turismo |
Mar de Aral, Cazaquistão/Uzbequeistão. Antes o quarto maior lago do mundo e atualmente apenas o oitavo maior. O Mar de Aral situa-se em uma bacia com o árido planalto Ustyurt a oeste (embaixo, à direita na foto), o deserto arenoso Kara, ao sul (acima, à direita), e o deserto Kyzyl ao leste (centro-esquerda). Originalmente, dois rios desaguavam no Mar de Aral: o Syr Darya, do leste, e o Amu Darya, do sul. A antiga União Soviética iniciou a irrigação de vastas áreas ao longo desses dois rios, para plantações de algodão, no começo dos anos 1950. O elevado volume de água retirado dos rios provocaram ocasionais secas em seus leitos. A evaporação de água da superfície do Mar de Aral e a redução das águas dos rios provocou a diminuição do tamanho do lago, perdendo cerca de 40 % da área de sua superfície, entre 1960 e 1995. As águas do lago tiveram aumento de salinidade e a indústria pesqueira local entrou em colapso. Milhões de pessoas são afetadas por ventos que carregam sal e areia do antigo leito do lago, provocando altas taxas de câncer, cegueira e problemas respiratórios. Cientistas afirmam que os problemas no Mar de Aral são um dos maiores desastres ambientais provocados no século 20 (NASA - 1997).
Nesta imagem da NASA (23 de novembro de 2018) vê-se o Mar da Arábia através do Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer, que apresenta uma grande gama de cores.
Mar Vermelho
Ilha de Timor.
Arábia Saudita
Chipre
Turquia
Síria
Imagens da Ásia