Cultura Chinesa
A China é uma nação multinacional com tradições milenares. Acredita-se que já na dinastia Shang, há mais de 3 mil anos, a China era a mais avançada em trabalhos com o bronze. No século 3 aC, o imperador Qin Shihuangdi consegui reunificar a China com a ajuda da tecnologia do ferro para a confecção de armas.
Na música, arqueólogos acharam, em 1987, uma flauta de sete orifícios feita de osso, em Wuyang, Província de Henan, datando de cerca de 8 a 9 mil anos atrás. Outros instrumentos datando do neolítico, como apitos de osso, sinos de cerâmica e tambores, também foram achados. A primeira coleção de poemas e canções chinesas conhecidas datam do século 6 aC.
Até o século 18, a China manteve uma grande influência cultural sobre o restante do mundo, principalmente nas artes e ciências. Nos séculos 19 e 20, o país sofreu com guerras civis, invasões estrangeiras e políticas sociais que fracassaram.
Oficialmente a nova China foi fundada em 1949. Novo impulso vem ocorrendo desde as reformas econômicas iniciadas em 1978.
A presença do governo é forte, com muita censura aos meios de comunicação. A polícia não usa armas e os índices de criminalidade são baixos. Contudo, muitos delitos são punidos com pena de morte.
A gastronomia chinesa é uma arte exótica para os padrões ocidentais. Come-se praticamente de tudo, incluindo muitos insetos, cachorros, gatos e escorpiões. Felizmente, as carnes mais populares são de carneiro e pato assado, principalmente em Beijing. Usa-se uma infinidade de ingredientes naturais, muitos com fins medicinais, práticas que resultaram na milenar medicina tradicional chinesa.
Línguas e Caracteres Chineses
A escrita com caracteres chineses é considerada uma arte. Dos 56 grupos étnicos da China, 53 possuem língua e escrita próprias, sendo que 23 usam seus próprios caracteres.
O mandarim é a língua que possui o maior número de usuários no mundo e sua escrita tem raízes muito antigas, faz parte da família sino-tibetana. Contudo, existem muitas diferenças regionais, diferentes pronúncias e dialetos, motivo porque o número total de falantes varia muito conforme a fonte. O mandarim é uma língua tonal, significando que diferentes entonações de uma mesma palavra têm diferentes significados.
O mandarim, com a pronúncia de Beijing, é a base do chinês padrão moderno ou da "língua nacional". Trata-se de um programa de unificação da língua chinesa, iniciado no início do século 20. É também falado em Taiwan.
Outras línguas faladas na China são o yue (cantonês), wu (Shanghai), minbei (fuzhou), minnan (hokkien-taiwanês), xiang, gan, dialetos hakka e outras línguas minoritárias.
Mais: História da Imprensa ►
Alguns Costumes Chineses Interessantes
Os chineses são, em geral, muito amáveis, humildes, calmos, supersticiosos e trabalhadores. Raramente dizem não. Ao cumprimentarem-se, não se beijam nem se abraçam, pois são muito discretos.
Branco na China é a cor da morte. Vermelho é a cor da sorte.
Os chineses não costumam aceitas gorjetas.
O algarismo 4 é parecido com o ideograma da morte. Números terminados em quatro não são populares na China. O 8, entretanto, lembra a sorte.
Os pauzinhos, usados na china desde tempos imemoriais, não devem ser deixados espetados no arroz, pois isso é um símbolo de morte.
Mais: Influência ocidental ►
Entrada principal do Monastério de Shaolin, nas montanhas de Songshan, província de Henan, fundado no ano 496. É o berço do zen budismo na China. Famoso pela habilidade de seus monges em kung fu. Acredita-se que a arte marcial não armada, utilizando-se pés e mãos, como o kung fu, surgiu na China e possuía uma dimensão espiritual (foto Yaoleilei, Wikipédia).
Mais: Templos da China►
A ópera é uma arte tradicional e milenar na China, principalmente em Beijing. A maquiagem é propositadamente exagera e as apresentações incluem normalmente canto, dança e acrobacias, além da arte dramática.
◄ China
Show musical chinês no pagode do Grande Ganso Selvagem em Xi'an.
Cultura Chinesa
Copyright © Guia Geográfico China. |