Goa

 

Mapa GoaGoa é um estado da Índia situado no litoral sudoeste do País, com área de 3.702 km² e população de 1,5 milhões de habitantes (2011). Tem uma das maiores rendas per capita da Índia. Possui belas praias, florestas e inclui uma ilha também chamada de Goa, situada na foz dos rios Mandavi e Zuvari. A capital é Pangim, na Ilha de Goa, que também abriga a Velha Goa, da época do domínio português. Outras cidades do Estado são Vasco da Gama, Margão, Mormugão e Mapuçá.

Goa é habitada há milhares de anos e passou por várias mudanças culturais. Referências a Goa aparecem em antigos escritos hindus, em sânscrito. A Velha Goa foi fundada, em 1440, por muçulmanos.

Em 1498, Vasco da Gama inaugurou o caminho das Índias pelos oceanos e aportou em Calicut, ao sul de Goa. Em 1510, Goa foi conquistada pelos portugueses, comandados por Afonso de Albuquerque. Foi a primeira possessão territorial portuguesa na Ásia. Goa tornou-se a capital da parte asiática do Império Lusitano. Foi a base para a conquista de Malaca (Malásia) e das Molucas (Indonésia). Na maior parte do século 16, os portugueses foram os senhores do comércio no Oceano Índico. O sucesso português na Ásia atrasou a colonização do Brasil.

Em 1962, Goa passou a ser governada pela Índia. O Estado foi criado em 1987.

 

Goa

 

Índia

 

Algumas das igrejas e conventos portugueses em Goa, com a Catedral, em primeiro plano.

 

Timor Leste

 

Praia de Colvá, no litoral sul de Goa.

 

Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Pangim, do século 16.

 

Igreja de São Francisco de Assis, construída no século 16.

 

A Igreja da Divina Providência, uma das mais belas de Goa. Construída no século 17, com reformas posteriores. Sua arquitetura demonstra elementos barrocos, rococós e neoclássicos.

 

Igreja Pangim

 

Calicut

 

Igreja São Francisco

 

Praia Colva

 

Igreja Divina Providencia

 

Goa

 

Copyright © Guia Geográfico - Turismo em cidades históricas indianas.

 

India Turismo

 

 

 

 

Foto: Departamento de Turismo de Goa

 

 

© Unesco, atribuição CC BY-SA 3.0 IGO. Autor Francesco Bandarin

 

Departamento de Turismo de Goa